top of page
Buscar

Lâmpadas LED: importância e equivalência às lâmpadas tradicionais

Conceitos como sustentabilidade ambiental ou desenvolvimento sustentável foram ganhando notoriedade e abrangência desde o início deste milénio, levando organizações e líderes mundiais a manifestarem preocupações com o ambiente, com o clima e com as fontes de energia. O acrónimo “LED” passou a fazer parte do vocabulário dos consumidores um pouco por todo o mundo, contudo, muitos, pouco mais sabem que as lâmpadas LED consomem menos energia que as lâmpadas tradicionais.

Lâmpada LED

O que é então um LED?

LED, em inglês, significa Light Emitting Diode, que traduzido para português remete para Díodo Emissor de Luz. Trata-se de uma tecnologia simples de materiais condutores de energia elétrica que espalham, em forma de luz visível, a energia excedente que recebem. As lâmpadas LED são a tecnologia mais eficiente de iluminação.


Importância dos LED

As lâmpadas LED possuem diversas vantagens, como por exemplo: maior eficiência, maior durabilidade e mais sustentáveis do que as lâmpadas tradicionais. Vejamos em maior pormenor as vantagens do LED:

  • Maior eficiência:

As lâmpadas LED, comparativamente com as lâmpadas tradicionais, necessitam de menos energia para gerar a mesma quantidade de luz. Na tabela 1, verificamos isso mesmo. Por exemplo, note-se que para gerar 1120 lúmens, uma lâmpada LED “consome” 7W e que uma lâmpada tradicional (Incandescente/Halogêneo) “consome” aproximadamente 110W.


  • Mais duradouras:

Apresentam um tempo de vida útil cerca de 15 vezes superior às lâmpadas tradicionais.

  • Mais sustentáveis:

Este tipo de lâmpadas é reciclável – constituídas por elementos eletrónicos e não contêm mercúrio.

  • Mais seguras:

Não emitem radiações ultravioleta (ao contrário das lâmpadas fluorescentes) e por isso não prejudicam tanto a saúde humana.


Equivalência Potência (Watts) vs Fluxo Luminoso (Lúmens)

Tabela 1**

* Lâmpadas Tradicionais correspondem a lâmpadas Incandescente/Halogêneo

** Os valores apresentados na tabela, são apenas valores médios.


O futuro chegou! Use a luz solar durante a noite, proteja o nosso planeta e reduza drasticamente o valor da sua fatura de eletricidade ao utilizar energia solar!


bottom of page