top of page
Buscar

Watt, Lúmen e Kelvin

Sabe a diferença entre Watts e Lúmens? E o que é a temperatura de cor (K – Kelvin)?

Se não sabe, está no local certo. Hoje vamos explicar estes conceitos de modo a que possa fazer a escolha do seu produto Solarlightek de forma mais assertiva.


Watt (w)

Watts (tensão (Volt) x corrente (Ampere)) também conhecido como potência elétrica, são a quantidade de energia que uma lâmpada ou tecnologia LED necessita para produzir luz. Ou seja, diz respeito ao consumo de energia elétrica e não se relaciona com emissão de luz. Veja-se que encontramos qual o consumo, em watts, de qualquer equipamento eletrónico, mesmo que ele não emita qualquer luminosidade.


Cada lâmpada ou tecnologia LED, para funcionar, vai necessitar de determinada quantidade de energia, sendo a sua potência o fator que maior impacto terá sobre a quantidade de energia necessária. Quantos mais watts uma lâmpada ou tecnologia LED necessita (tiver), mais energia vai consumir e maior será o custo associado à sua utilização.

Lúmen (lm)

Exemplos de lúmens altos, médios e baixos

Os lúmens são a unidade de medida que permite quantificar a luz que uma lâmpada ou tecnologia LED emite em todas as direções, é também conhecido como fluxo luminoso. Isto significa que quanto mais lúmens existirem mais luz determinada lâmpada ou tecnologia LED irá emitir. Abaixo damos nota dos lúmens que alguns dos nossos candeeiros a energia solar possuem.


Apesar destes dois conceitos serem distintos, andam juntos quando o assunto é iluminação. A alta qualidade de uma lâmpada ou tecnologia LED verifica-se quando existe elevado fluxo luminoso (ilumina bem) e reduzido consumo de energia, ou seja, terá muitos lúmens e um baixo valor de watts. A unidade que mede a eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lúmens/watts (lm/w). Este valor indica quantos lúmens são produzidos por cada watt consumido. Deve-se sempre identificar esse número (existente em todas as lâmpadas ou tecnologia LED) e optar por produtos que emitam maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Atualmente, a tecnologia LED de elevada qualidade, apresenta rácios a rondar os 190 lm/w.


Os equipamentos Solarlightek, apresentam lúmens a variar entre os 20 e 12000, sendo que o rácio é de 190 lm/w, ou seja, os candeeiros necessitam de 1W para emitirem 190 lúmens.

8 candeeiros a energia solar, com os respetivos lúmens identificados e a referência de cada um.
Lúmens de alguns dos candeeiros a energia solar Solarlightek

Kelvin (k)

Kelvin (k) é a medida que se utiliza para identificar a cor de uma fonte de luz. Assim, quanto mais alta a temperatura de uma cor (K), mais clara será a tonalidade da luz, tal como mostra o exemplo abaixo. Embora se fale de “temperatura da cor”, esta questão nada tem que ver com o calor ou o frio da lâmpada, relacionando-se antes com o tipo de luz.


Tipos de temperatura da cor

Resumindo:

  • W - Watts estão relacionados com o consumo;

  • Lm - Lúmens relacionam-se com a intensidade de luz;

  • K - Kelvin está associado à temperatura da luz, se é mais quente ou frio no que diz respeito à sua cor.


Fale connosco, temos todos os meios para o apoiar nesta decisão! Venha conhecer os nossos produtos visitando o nosso website e visualizando o nosso catálogo. Esperamos por si!


Use a luz solar durante a noite, proteja o nosso planeta e reduza drasticamente o valor da sua fatura de eletricidade ao utilizar energia solar!

bottom of page