top of page
Buscar

O que é a Energia Solar e quais as suas vantagens e desvantagens?


Com o nosso planeta sujeito a diversas formas de poluição, torna-se cada vez mais importante que a população tenha uma atitude mais sensata em relação às suas escolhas, para que possa contribuir para ajudar a salvar o planeta. Recorrer às energias renováveis pode ser uma forma de ajudar. Podemos optar por diversos tipos de energias renováveis (eólica, hidráulica, entre outras), mas uma que tem vindo a ter um crescimento exponencial é a energia solar, sendo que em 2020, Portugal produziu o dobro da energia fotovoltaica que tinha produzido há 5 anos.

O que é a energia solar?

Ao falarmos de energia solar, a nossa mente leva-nos a pensar, de imediato, no sol e na luz solar. Está associada à radiação do sol e é capaz de produzir calor, provocar reações químicas ou gerar eletricidade.

É captada através de painéis solares, por exemplo, formados por células fotovoltaicas, cujo principal objetivo é transformar a energia solar em energia elétrica (gerar eletricidade) ou térmica (aquecimento de água). Assim sendo, é uma energia renovável, sustentável e alternativa aos combustíveis fósseis na geração de energia.

Apesar da aquisição e instalação de produtos a energia solar aparentar ter um custo inicial elevado, a longo prazo acaba por ser muito vantajosa. Por isso mesmo trazemos algumas vantagens e também desvantagens da utilização de energia solar.

Vantagens da energia solar

  • É uma energia renovável, o que significa que não corre o risco de se esgotar, ao contrário dos combustíveis fósseis;

  • Não produz qualquer tipo de ruído nem poluição;

  • Ajuda a reduzir a fatura da eletricidade;

  • Ao adquirir produtos a energia solar, estará a dar mais um passo para ajudar o ambiente, pois as energias renováveis não emitem os gases responsáveis pelo efeito de estufa;

  • Os painéis fotovoltaicos não precisam de grande manutenção, por norma a própria água da chuva limpa o painel;

  • Apresentam uma vida útil prolongada;

  • Tem uma aplicabilidade elevada em lugares remotos - que não têm acesso à rede elétrica.

Desvantagens da energia solar

  • As quantidades de energia produzidas variam de acordo com o estado do tempo. No entanto, se o tempo estiver encoberto não se preocupe, pois continuará a existir recolha de energia solar;

  • Existe uma pequena poluição no que diz respeito à construção e desmantelamento dos painéis.

Apesar de apresentar algumas desvantagens, é evidente que as vantagens são muito mais fortes. Por isso que tal começar a utilizar energia solar? Veja as nossas opções de candeeiros e visite a nossa loja online para conhecer os nossos kits de autoconsumo.


Use a luz solar durante a noite, proteja o nosso planeta e reduza drasticamente o valor da sua fatura de eletricidade ao utilizar energia solar!



bottom of page