Pathway abstrato

Perguntas Frequentes

1

Caso não faça sol, durante um grande período de tempo, o candeeiro funciona normalmente?

Sim, a combinação entre sistemas fotovoltaicos tecnologicamente evoluídos e baterias de lítio (Li-íon) permite que os candeeiros funcionem caso não haja, durante alguns dias, incidência solar direta.

O componente base das células solares é o silício, um elemento químico da família do carbono, com estrutura cristalina e que integra arenitos, argila e granito. Cada célula solar produz pouca energia - cerca de 0,5 volts em corrente contínua, então são ligadas entre si com “pistas condutoras” de alumínio, que permitem conduzir a energia. Ligados numa estrutura única, esses módulos formam um painel solar.

A luz solar é composta por partículas minúsculas (fotões), que possuem energia e criam tensão elétrica ao embater nos painéis solares fotovoltaicos. Estas partículas ao entrarem em contacto com os painéis transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação - “efeito fotovoltaico”.

A radiação solar divide-se em três componentes principais, com características diferentes:

  1. a radiação direta que vem diretamente da direção do disco solar;

  2. a radiação difusa (que inclui a radiação solar de todas as direções do céu, com a exceção do disco solar);

  3. a radiação refletida que resulta da reflexão da radiação solar na superfície.

Os sistemas fotovoltaicos atuais funcionam eficientemente com condições atmosféricas nubladas pois são “sensíveis” o suficiente para absorver e transformar várias intensidades de luz, mesmo quando não se verifique incidência solar direta.

2

O candeeiro tem capacidade para projetar luz durante a noite inteira?

Sim. As baterias de lítio (li-Íon) conectadas ao sistema fotovoltaico têm a capacidade de armazenar energia suficiente para que os candeeiros possam projetar luz durante toda a noite. Dependendo do modelo do candeeiro, podem iluminar entre 3 a 7 noites - com uma carga completa, economizando a energia através do PIR (sensor de movimento). Estão ainda equipadas com tecnologia TCS (controlo de temperatura em regiões extremamente quentes/frias - prolongando a vida útil). Os nossos candeeiros estão também equipados com tecnologia ALS (o que significa que é possível continuar a captar energia solar mesmo em dias nublados ou chuvosos e proporcionar luz durante toda a noite).

3

Qual o tempo médio de vida útil das baterias do candeeiro?

As baterias de lítio (li-Íon) instaladas nos candeeiros Solarlightek são produzidas com elevados padrões de qualidade e estão equipadas com tecnologia TCS (controlo de temperatura em regiões extremamente quentes/frias - prolongando a vida útil).

A bateria de lítio (li-íon) é usada quando se deseja uma elevada densidade de energia e baixo peso, é de baixa manutenção, não tem “memória” podendo por isso ser posta à carga / descarga sem consequente “viciação”. A vida útil das baterias varia, devido, por exemplo, à temperatura ambiente. Os test report e a nossa experiência apontam para uma vida útil entre 1700 e 2000 ciclos (cada ciclo corresponde a um carregamento e um descarregamento da bateria dos produtos).

ponto verde logo.png
electrao-logo_edited.png
apa logo_edited.png
rohs_edited.png
CE.gif